Sistema de reputação do MercadoLivre

Este documento é parte integrante dos Termos e Condições Gerais do MercadoLivre. Mediante a aceitação dos Termos e Condições Gerais no momento do cadastro no site, o usuário aceita as políticas aqui contidas.

O MercadoLivre possui um sistema de reputação de usuários alimentado pelos outros usuários, fácil de usar e de consultar. Este sistema é atualizado periodicamente conforme os usuários efetuam transações no site.

O sistema de reputação reflete a trajetória dos usuários, permitindo diferenciar o comportamento de cada um como vendedor, como comprador e como usuário dos serviços do MercadoLivre. O sistema se baseia nos dados relacionados a suas atividades no site e no que foi informado, por comentários e réplicas por outros membros da comunidade. A responsabilidade pelo conteúdo e teor desses comentários e réplicas é exclusiva dos autores das mesmas.

Em cada um dos anúncios do site é possível conhecer a reputação dos vendedores por um indicador visual (adiante chamado de termômetro). Para conhecer sua reputação como comprador, basta verificar a página de perfil do usuário, e ali será possível visualizar as qualificações e os comentários recebidos dos vendedores da comunidade que negociaram com ele.

O MercadoLivre não manipula nem intervém no processo de qualificações. Apenas consolida o que foi informado pelos membros da comunidade com quem o usuário tenha negociado sem qualquer atividade de edição. O MercadoLivre se reserva o direito de aplicar sanções que impactam negativamente na reputação do usuário caso não sejam respeitados os Termos e Condições Gerais e as demais políticas do site.


O MercadoLivre não verifica a veracidade ou exatidão dos comentários feitos por seus usuários e não se responsabiliza pelas informações expressadas no site ou por outros meios, incluindo correio eletrônico.

Tanto aqueles usuários que atuaram como compradores de produtos como os vendedores deverão atribuir uma qualificação à negociação, informando sobre a concretização ou não da operação. Também poderão adicionar um comentário se assim o desejarem.

As opiniões e comentários expressos no sistema de reputação de usuários devem corresponder exclusivamente à transação pela qual se está qualificando.

O sistema de reputação de usuários no MercadoLivre está sujeito às regras aqui descritas para que as conheça a fundo, de forma que o sistema atinja sua finalidade.



Reputação como comprador


A reputação de um usuário como comprador se estabelece calculando os pontos recebidos ao longo da trajetória do usuário no MercadoLivre.

Ao finalizar uma transação, cada usuário qualifica a sua contraparte e pode fazê-lo de três formas diferentes:

Qualificação Positiva: Soma 1 ponto.

Qualificação Neutra: Não soma nem subtrai pontos.

Qualificação Negativa: Subtrai 1 ponto.


Reputação como vendedor

A reputação dos vendedores será representada por um termômetro, que se mostrará em todos os anúncios.

O termômetro será baseado em dados obtidos em conseqüência da atividade do vendedor no site e no que foi informado por outros membros da comunidade. O MercadoLivre não interfere nem participa dos dados que formam a reputação, sendo responsável apenas pela consolidação das informações fornecidas por outros usuários.

Os parâmetros considerados para a reputação de cada vendedor são os seguintes:


A posição de cada vendedor no termômetro estará determinada pelo valor de sua reputação localizado no nível mais baixo da seguinte tabela.

  Programa de MercadoLíderes
    MercadoLíder MercadoLíder Gold MercadoLíder Platinum
Negociações
realizadas
6
ou mais
6
ou mais
6
ou mais
6
ou mais
25
ou mais
60 ou mais 280 ou mais 871 ou mais
Vendas
concretizadas
0%
ou mais
43%
ou mais
60%
ou mais
73%
ou mais
84%
ou mais
84% ou mais
Percentual de qualificações positivas
0%
ou mais
75%
ou mais
93%
ou mais
99%
ou mais
99%
ou mais
99% ou mais



Como serão calculados os valores da tabela.


Os valores da tabela serão calculados mensalmente, a partir de um ranking de vendedores, realizado pelo MercadoLivre.

Para realizar este ranking, tomaremos uma amostra de usuários que receberam ofertas em seus anúncios publicados na modalidade Compre Já e ofertas ganhadoras em Arremates durante um mês específico.

O MercadoLivre determina que o mês que se toma para o cálculo será o mês anterior ao atual.

Por exemplo: para calcular o quadro de valores de julho, será considerado o ranking de vendedores de junho daquele mesmo ano.
Serão considerados os dados das negociações e qualificações mencionados anteriormente.

Os novos valores do ranking farão com que, a cada mês, os vendedores fiquem distribuídos da seguinte maneira no termômetro:

O MercadoLivre poderá aplicar sanções aos usuários que impactam negativamente em sua posição no termômetro mediante o descumprimento dos Termos e Condições Gerais e demais políticas do site.



Qual é o período de tempo considerado para medir a reputação?



Como vejo mais informações sobre o vendedor pela página do produto?

Clicando na opção "Mais informações" os compradores terão acesso a mais detalhes da reputação de cada vendedor e poderão ver mais sobre a trajetória do vendedor clicando em "Ver perfil do vendedor".


Restrições do Sistema


É proibido realizar comentários e expressar opiniões de caráter privado ou pessoal, que não tenham relação com a negociação sobre a qual está sendo feita a qualificação.

O MercadoLivre poderá restringir e/ou proibir a contratação de qualquer de seus serviços por usuários cuja reputação seja inferior aos níveis mínimos, estabelecidos pelo MercadoLivre a seu exclusivo critério.


Auto-qualificação

É terminantemente proibido que o Usuário qualifique a si mesmo ou interfira de qualquer maneira em sua qualificação.

Ou seja, ele não deve induzir outros a efetuarem qualificações fictícias ou simuladas. Qualificações provenientes de usuários que tenham qualquer vínculo de parentesco ou que residam no mesmo endereço deste, serão removidas, sem que o MercadoLivre precise justificar a medida. Adicionalmente os cadastros de ambos os usuários poderão ser suspensos.


Usuários inabilitados

Se o usuário estiver inabilitado do MercadoLivre, temporária ou definitivamente, não poderá fazer qualificações.


Qualificações a cada negociação

O sistema somente permite uma qualificação a cada negociação encerrada.


Pontuação negativa

No MercadoLivre, a confiança é a base do nosso sistema e a qualificação é a ferramenta que utilizamos para medi-la. Por meio da qualificação é possível conhecer a trajetória de cada integrante da comunidade em relação à quantidade e qualidade das negociações em que ele participou.

Quando um usuário alcançar uma reputação de -2 pontos como vendedor, será inabilitado da comunidade de forma permanente.


Qualificações Ocultas

As qualificações permanecem ocultas até que ambas as partes qualifiquem ou tenha passado 21 dias desde a data da compra.

Durante esse período em que a qualificação permanece oculta, os pontos resultantes dessa qualificação não se somam ao restante do histórico de negociações.

Se um usuário possui mais de 10% de qualificações negativas ocultas e recebe novas qualificações negativas, todas as qualificações ocultas serão ativadas mesmo que o prazo de qualificação não tenha terminado ou ainda que sua contraparte não tenha qualificado.


Estornos

O MercadoLivre somente estornará automaticamente uma comissão de venda nos casos em que o vendedor qualificou a contra parte. Os usuários têm um prazo de 21 dias, contados a partir da data de finalização da negociação no site, para contar sua experiência. Depois desse período, o MercadoLivre não realizará nenhum estorno das comissões por venda.

Para obter mais informações sobre Estornos, clique em Estornos de comissões por vendas.


Prazos para qualificar

O prazo máximo para qualificar o usuário com quem realizou a negociação é de 21 dias, a contar da data de encerramento da negociação no site. Após este prazo, o usuário que não qualificou a contraparte não terá mais direito de qualificá-la. Nos casos em que a negociação não pode ser concretizada, o usuário somente poderá qualificar a contraparte a partir do 3° dia após o encerramento da negociação no site. Passado esse período, o usuário poderá recadastrar o produto.


Responsabilidade pelas qualificações

O usuário reconhece e aceita ser de sua inteira responsabilidade os comentários realizados no sistema de qualificações de usuários do MercadoLivre. Por isso aconselha-se que o usuário seja muito cauteloso, honesto e sincero em suas opiniões, pois poderá responder por eventuais ações legais de um usuário que se sentir lesado. O MercadoLivre em momento nenhum será responsável por opiniões ou comentários expressados pelos Usuários no site ou por qualquer outro meio.


Eliminação ou Modificação das qualificações

Como regra geral, o MercadoLivre não exclui qualificações, opiniões ou comentários desfavoráveis sobre um Usuário, pois estes são atribuídos por membros da comunidade.


No entanto, o MercadoLivre irá excluir as qualificações, réplicas, opiniões e comentários sobre os Usuários quando:


Responsabilidade do MercadoLivre

MercadoLivre não é responsável por verificar a veracidade ou exatidão das qualificações ou réplicas e não se responsabiliza pelo que foi escrito, pelas ofertas de compra ou venda ou por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, incluindo correio eletrônico. MercadoLivre se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos. MercadoLivre tem o direito de excluir os Usuários que recebam comentários negativos provenientes de fontes distintas.